quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista: Rita Michele Santos Cruz

Hoje estamos entrevistando a pessoa que nos recebeu na Egali House, a Rita Michele Santos Cruz, 23 anos, veio de Caxias do Sul.

Porque surgir o interesse em viajar para Irlanda?
Eu tinha o interesse em conhecer outra cultura, sendo que no Brasil gostava muito de ler livros de escritores irlandeses, isso aliado ao fato de ter uma amiga minha morando no país me motivou a viajar para cá!

O que você sabia sobre a Irlanda antes de vir para cá?
Como comentei, já conhecia seus escritores, tais como Oscar Wilde e Marian Keyes, além disso, filmes que mostravam o país já me chamavam a atenção!
Também sabia o básico, sobre o clima, frio e chuva, porém minha opinião mudou neste quesito, desde que estou aqui, achei o clima parecido com a região onde moro, me adaptei com facilidade!



Quando você chegou houveram alguns imprevistos com sua escola, o que aconteceu? Como foi solucionado?
            Estudei as duas primeiras semanas na Abbey College, porém um dia recebi uma mensagem avisando que a escola estava fechando, sem informar o motivo e que em breve seríamos encaminhados para outra instituição.
            Como optei em fazer meu intercâmbio pela Egali, a empresa solucionou o problema, depois de algum tempo fui encaminhada para um nova escola.

Onde você está estudando? Como avalia sua escola?
            Estudo na Eden College, tive muita sorte com a mudança de escola, acho que a atual tem um nível muito melhor, tenho dois professores, um Irlandês e outro Canadense. Além disso, há muitos estrangeiros, como venezuelanos (tanto quanto brasileiros), franceses e coreanos.
            Atualmente a escola está se mudando para um novo prédio, melhor localizado, acredito que isto beneficiará os estudantes, atraindo ainda mais pessoas interessadas em entrar na escola.

Você está trabalhando como au pair, por favor, poderia contar como está sendo esta experiência?
Estou em uma família de imigrantes do Sudão, porém tenho contato direto com a lingua inglesa, já que é a forma que nos comunicamos, isso tem ajudado bastante a desenvolver meu inglês.
            Antes de se trabalhar como au pair, é importante ter alguma indicação sobre a família, pois ali será seu trabalho e lar ao mesmo tempo, pode ser o lugar onde você vai passar a maior parte do intercâmbio, então é importante que seja um bom ambiente.
            Também acho que o trabalho de au pair deveria ser uma profissão regularizada, com alguém supervisionando, pois acabamos fazendo muito mais do serviço proposto, ajudando principalmente nas tarefas da casa.
            Sobre minha experiência, tenho enfrentado algumas dificuldades, principalmente na questão de obediência, pois como passaram muitas babás pela casa, a crianção não tem uma relação de confiança, dificultando bastante a convivência.

Ficamos sabendo que você foi no show da Katy Perry, como foi?!
Quando eu soube do show pela minha amiga Júlia, conseguimos somente um ingressos, isso me deixou muito triste, mas dois dias depois encontramos uma pessoa que estava vendendo, então compramos e convidamos minha amiga Amanda para ir junto, acabei comprando o ingresso mesmo sem saber se seria liberada do trabalho!
Quanto ao show, superou qualquer expectativa é impossível descrever!

O que você costuma fazer nas horas vagas? O que mais gosta em Dublin?
Costumo encontrar minhas amigas! Procuramos conhecer novos lugares nas redondezas de Dublin, além disso adoro ir ao Phoenix Park andar de Roller e reunir os amigos para almoços e jantares!


 De que maneira você acredita que o intercâmbio está mudando sua vida?
            Esta mudando muito, como vim sozinha, preciso tomar as decisões por mim mesmo, ter mais responsabilidade com dinheiro, ou seja, ser mais segura para lidar com a vida.

Quais são seus planos para o futuro? Pretende ficar aqui por quanto tempo?
            Vim com a intenção de voltar em fevereiro, mas como minhas aula vão até março, vou acabar voltanto somente em Maio, pois quero fazer um mochilão e se possível outro curso de inglês para melhorar ainda mais.

Por favor, poderia deixar uma dica para quem deseja realizar um intercâmbio?
            Quem tem interesse, deve viajar! Porém, antes é preciso pesquisar muito sobre o país, pois conheci pessoas que não sabiam muito e acabaram se decepcionando com a realidade.
            Acho que devemos aproveitar ao máximo as experiências de um intercâmbio, até mesmo as ruins, pois são formas de aprendizado.

            Também queria aproveitar para agradecer a minha família e amigos, pois são meu suporte aqui na Irlanda! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para nós