quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prisão de Kilmainham

    Recentemente fomos conhecer um ponto turístico muito importante na história da Irlanda, a Prisão de Kilmainham.
                A prisão fica muito perto da nossa casa, e foi inaugurada em 1796, sendo restaurada na década de 1960, em seus  130 anos como prisão, abrigou milhares de pessoas, sendo que alguns de seus prisioneiros foram heróis da independência do país, tais como Robert Emmet e Charles Stewart Parnell.
                Para visitar o edifício, que agora é um museu, é necessário pagar 2,00 Euros se você for estudante, sendo que na primeira parte do Tour fomos levados a um sala onde é passado um video contando a história de Kilmainham.
                Ficamos sabendo que o prisioneiro mais jovem de Kilmainham foi uma criança de 5 anos e que nos tempos onde os cidadãos irlandeses passaram fome, muitos cometeram delitos para poder se alimentar, já que na prisão ainda eram servidas refeições.
                Depois a guia nos levou para conhecer a prisão, primeiro visitamos as celas mais antigas, onde cada uma só abrigavam um detento, a idéia inicial era que o prisioneiro ficasse 22 horas trancado sozinho, sendo que as outras 2 horas do dia seria para se alimentar e andar em círculos com a cabeça abaixada.
 O intuito da pena era deixar o prisioneiro pensando sobre o erro que cometeu, porém as autoridades tiveram que mudar a sentença, já que depois de algum tempo, os encarceirados começaram a perder a sanidade.
                Na segunda parte da visita, fomos levados ao saguão central, este sim já restaurado, nele visitamos a cela de Joseph Plunkett, onde ocorreu seu casamento horas antes de seu fuzilamento.
                Por último, visitamos o pátio da prisão, onde James Connolly, gravemente ferido e incapaz de ficar de pé, foi amarrado em uma cadeira antes de ser executado.
                A sensação que temos  ao visitarmos a prisão não é muito boa, porém Kilmainham foi extremamente importante para a independência Irlandesa, devido aos fatos que ocorreram dentro de seus muros, a opinião pública mudou, apoiando a causa que por fim levaria o país a libertação do domínio Inglês.


Primeias celas de Kilmainham

Cela de Charles Parnell - Herói da Independência

Pátio que leva ao muro de fuzilamento

Cela onde J. Plunkett casou antes de ser morto


Salão Central de Kilmainham




Portão de Entrada da Prisão




Fonte: Guia Visual da Irlanda - Editora Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para nós