segunda-feira, 19 de setembro de 2011

The Dubs vencem All-Ireland Senior Football Championship

Nesta última semana, um ar diferente tomou conta de Dublin, as ruas receberam bandeiras e faixas azuis e brancas, as casas foram coloridas e as pessoas nas ruas saiam com suas camisetas apoiando o Dublin na final da liga amadora de Futebol Gaélico.
O futebol gaélico junto com o hurling e rúgbi são as paixões dos Irlandeses, que lotam os pubs e estádios para olharem as partidas.
 O campeonato que é disputado desde 1887 sempre ocorre no verão irlandês e é composto por 32 times que representam cada um dos 32 condados da Irlanda e Irlanda do Norte.
Explicando mais ou menos com o é esporte, o futebol gaélico é jogado por times de 15 jogadores em um gramado com traves em forma de H, semelhantes a traves de rúgbi, o principal objetivo é marcar gols, conduzindo a bola com chutes e SOCOS. O time com maior pontuação no final da partida é o vencedor.
Os jogadores só podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, ‘soloiar’ (fazer uma embaixadinha e pegar a bola novamete), chutar e passar a bola com os pés ou mãos para os outros companheiros.
Os pontos não são tão simples de se entender quando se olha pela primeira vez, pois se a bola passa sobre o travessão é marcado um ponto, porém se a bola passa por baixo do travessão equivale a um gol, que vale três pontos (?).
Porém vamos falar da FINAL deste ano, o adversário do Dublin era o time de Kerry, maior vencedor da liga, então havia muita preocupação e pelo que sabemos Dublin não ganhava o título havia 16 anos.
Sendo muito honesto, não olhamos a partida, porém tivemos o prazer de ver a última jogada da partida que valeu o ponto final para Dublin, justamente esse único ponto que fez o time ganhar o campeonato – Dublin 1-12\ Kerry 1-11.
Não somos fãs confessos de futebol gaélico neste momento, talvez pela falta de informação, dificuldade de entender o jogo ou pelos preços dos ingressos, que ainda não podemos pagar. Porém este esporte está dentro da cultura do país, eles realmente IDOLATRAM os atletas, pois como é liga amarada, geralmente os jogadores possuem outros empregos (um tanto estranho) e pelo que sabemos não recebem salários, ‘somente’ contratos publicitários.
Com o tempo, vamos entender um pouco mais sobre o esporte, o que sabemos é que proporcionamos ‘sorte’ aos Dubs  mesmo sem termos mostrado grande interesse no jogo final!!!


Um comentário:

  1. Nossa isso mudou a cidade...
    Mt legal ver a paixão deles por um esporte jogado somente na Irlanda. Pessoal aqui pirou o cabeção!

    HEhehehee

    Abraços Vini

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para nós